tecnico
Entrar no mercado de trabalho lhe faz pensar em muitas coisas. O seu futuro como profissional é um deles. Seu comportamento deve ser alterado, você deve agir de forma responsável e objetiva, respeitando as regras dentro da empresa. Primordial também é trabalhar em equipe, buscando soluções coletivas, qualificando o serviço, a harmonia e o ambiente de trabalho.
DIREITOS TRABALHISTAS
Ser tratado com igualdade no acesso ao emprego, formação e promoção profissional;
Receber retribuições, entre elas: prestações, descontos e deduções efetuadas e o montante líquido à receber;
Descansar pelo menos um dia por semana;
Férias;
Recorrer à greve para defender seus interesses;
Ser protegido na maternidade e paternidade;
Salário mínimo
Décimo terceiro salário
FGTS
Seguro desemprego
Carteira de trabalho assinada
TRABALHO FORMAL, INFORMAL E AUTÔNOMO
Trabalho formal:
É aquele em que o trabalho é exercido com carteira assinada. Onde o trabalhador tem todos os direitos. Vantagens: Emprego formal pela CLT (consolidação das leis trabalhistas) com todos os direitos garantidos, possibilidades de aperfeiçoamento em suas habilidades profissionais, oportunidade de eventualmente ser admitido no quadro permanente de uma grande empresa por ser constantemente de uma grande empresa por ser constantemente observado durante as realizações de suas tarefas.
Trabalho informal:
É aquele que o trabalhador não tem carteira assinada, nos termos de legislação trabalhista vigente, portanto tem suprimido uma série de direitos como por exemplo: contribuição à seguridade social (que poderia lhe assegurar aposentadoria por tempo de contribuição em época oportuna) recolhimentos por o FGTS (fundo de garantia por tempo de serviço) possibilidade de comprovação de renda para obtenção de créditos e outras vantagens.
Trabalho autônomo:
Há também empresar e trabalhadores autônomos que atuam na informalidade, sem devida contribuição, que atuam na informalidade. Esses não possuem