HISTORICO DA POLITICA DA SAUDE
SERVIÇO SOCIAL
LUCIA HELENA COELHO DA SILVA
HISTÓRICO DA POLITICA DE SAÚDE
CORUMBÁ
2012
LUCIA HELENA COELHO DA SILVA
HISTÓRICO DA POLITICA DE SAÚDE
Trabalho apresentado ao Curso (Serviço social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina .Oficina de Formação: Projeto de Intervenção ,A Realidade Regional e o Serviço Social, Familia, Cultura e Sociedade, Politica Social III, Estagio Curricular O brigatório II.
Prof. Amanda Boza Gonçalves, Clarice da Luz Kernkamp, Maria Angela Santine, Maria Lucimar Pereira, Rosane AP.Malvezzi Belieiro.
Cidade
Ano de entrega
HISTÓRICO DA POLITICA DA SAÚDE
INTRODUÇÃO
Desde o “descobrimento” o Brasil passou a ser utilizados pelos portugueses como mero “instrumento” de seus próprios interesses. A princípio como relata a história, o Brasil era considerado o “paraíso terreno”, onde se encontrava apenas beleza, riqueza e os habitantes os “Índios” eram robustos e ágeis e que eram desconhecedores das graves doenças que atacavam todo o continente europeu. Percebe-se que o processo da raiz histórica da doença no Brasil esta marcada pela exclusão das camadas populares da sociedade, a “saúde” é hegemônica. Embora como a contínua intervenção o Estado que lança o projeto “política social”, ainda é menos valorizado pelo poder público republicano, que visa apenas os investimentos da expansão da produção, deixando as promessas de melhorar a qualidade de vida da população para depois, em segundo plano. A população que era a parte que produzia as riquezas brasileiras é pouco assistida e torna-se mais doente com facilidade, deixando sua alimentação e deixando assim o pais sempre no ranque da pobreza. Os últimos anos do império foram marcados por uma serie de fatores de ordem econômica, social e política. Esse período de