tecnico
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
“Para compreender como as organizações funcionam, é necessário, em primeiro lugar, compreender como funcionam as pessoas nessas organizações” (Schein, 1982).
As Instituições Públicas no Brasil, em suas diversas modalidades, vivem um momento de repensar suas missões, redefinir utilidades, redesenhar processos e reavaliar resultados, cujo objetivo é o de oferecer respostas mais efetivas às necessidades dos cidadãos.
Essa mesma percepção pode ser concebida à Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, que historicamente vivencia conflitos entre identidade x imagem, ou seja, a relação entre o que ela é de fato - como o seu modelo organizacional, valores tangíveis e intangíveis, patrimônio e serviços – e como ela é percebida aos olhos da opinião pública – imagem.
Para o agente público atender bem sua missão, é necessário o equilíbrio entre o Saber fazer é uma questão de conhecimento, habilidade ou atitude. Poder fazer é uma questão de ter e poder usar os recursos necessários. Querer fazer é uma questão volitiva que depende do estado de espírito, do ânimo, da satisfação das pessoas quando realizam o seu trabalho. Logo, o "querer fazer" está associado ao clima organizacional, que muitas vezes é onde encontramos as causas da má qualidade dos atendimentos. A ênfase na gestão de pessoas coloca o conhecimento do clima organizacional como importante termômetro para a proposição e condução de ações de mudanças, pois possuir tais informações permite à organização reavaliar, planejar e desenvolver relações de trabalho produtivas e pró-ativas de seus colaboradores. Este fato é de grande valor para a busca dos objetivos organizacionais.
2 DESENVOLVIMENTO
RESUMO HISTÓRICO DA PMMT
É bastante conhecido a história da Polícia Militar se confunde com a própria