TECNICO
Este estudo tem o objetivo de ressaltar a importância das ações de prevenção de acidentes e segurança, voltadas ao apoio das operações de transporte aéreo de cargas e passageiros que atende a área marítima de Sergipe nas operações de exploração e produção de petróleo e gás, buscando relacionar tais ações e conceitos com o que preconiza a filosofia da segurança do trabalho de maneira geral.
Para tanto se faz necessária a abordagem de questões específicas como: número de vôos diários, características exigidas das aeronaves utilizadas na área, número aproximado de passageiros transportados por dia, duração dos vôos e os padrões de operação.
O estudo traz ainda, a título de enriquecimento, um breve levantamento de fatos históricos e acontecimentos contemporâneos que cercam o assunto, buscando assim, tornar esse conteúdo didático também agradável e objetivo, como deve toda e qualquer pesquisa que busque atrair atenções para o seu tema.
2 - TEMA:
O fato do estado de Sergipe ter sido o primeiro a realizar esse tipo de operação em um país que atualmente serve de referência em nível mundial no assunto, unido à escassez de profissionais e pesquisas voltadas para o tema no estado, nos impulsionaram ao desenvolvimento desse estudo, que busca relacionar as práticas de segurança de vôo com as ações voltadas à preservação da segurança e saúde do trabalho, uma vez que ambas as áreas partilham o mesmo objetivo, prevenir acidentes e preservar a vida e o patrimônio.
Isso por que, é por via aérea que embarcam e desembarcam diariamente uma quantidade significativa de trabalhadores e equipamentos que movimentam as operações de exploração e produção de petróleo em área off shore1 no estado.
Atividade que hoje se encontra em franco desenvolvimento, uma vez que o estado possui uma reserva consideravelmente grande, recém descoberta e ainda não explorada de petróleo em sua área marítima, que tende por esse