Tecnico em enfermagem
A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa que acompanha o homem desde os tempos Pré-Históricos, sendo que apenas no século XIX foi descoberto seu bacilo causador, e apenas no século XX conseguiu-se grandes avanços no tratamento desta moléstia. A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma micobactéria - o Mycobacterium tuberculosis ("bacilo de Koch"). A infecção é transmitida de uma pessoa para outra por via respiratória, porém a resposta imunológica é capaz de impedir o desenvolvimento da tuberculose na maioria dos indivíduos. A tuberculose, uma doença de evolução geralmente lenta (crônica), é responsável por cerca de 2,9 milhões de óbitos no mundo a cada ano.
A redução, tanto na morbidade quanto na mortalidade, depende do tempo em que a epidemia começou na população e como esta se deslocou sobre a curva epidêmica das taxas de morbidade e mortalidade de Grigg. A epidemia de AIDS está modificando o quadro da tuberculose atualmente, aumentando tanto sua incidência em adultos jovens quanto sua morbi-mortalidade nestes.
TUBERCULOSE
O que é?
Doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Qual a causa?
Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies de micobactérias também podem causar a tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti.
Quais os sintomas?
Alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (ou meses). Contudo, na maioria dos infectados, os sinais e sintomas mais frequentemente descritos são tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de