Tecnicas subtracao e adiçao
Para resolver questões que envolvam a adição e a subtração, as crianças precisam entender e contextualizar esses problemas. Na contagem de um em um, ao cálculo mental e ao algoritmo existe um caminho percorrido que deve ser orientado pelo educador, pois é seu trabalho propor situações que os alunos ampliem as estratégias de cálculo.
Durante as séries iniciais, a contagem é um método recorrente entre as crianças quando são desafiadas a resolver questões de adição e subtração. Materializar quantidades com objetos concretos, contar nos dedos e se apoiar na sequência numérica oral, são estratégias válidas nessa fase.
É muito importante antes de tudo apresentar aos alunos como a matemática é utilizada na prática mostrando formas práticas lúdicas e concretas. Dessa forma, a matemática deve fazer parte da vida desses naturalmente.
Por exemplo, podemos apresentar em sala de aula a contagem e subtração de objetos assim como utilizar-se do material dourado para a realização dessas operações, pois o aluno pode concretizar e visualizar de forma mais rápida e eficaz.
Os alunos devem compreender também o que são unidades, dezenas e centenas, afim de facilitar o início do aprendizado dessas operações.
Exemplo:
Centenas | Dezenas | Unidades | 100 | 10 | 9 | TOTAL = 119 |
Assim os alunos podem ter uma visualização mais concreta para a formação dos algoritmos.
No inicio as crianças tendem a resolver as operações facilmente sem muitas regras, como por exemplo:
43+42 = 85 , esse resultado se formará independente da ordem na qual foi solucionada, (esquerda pra direita ou da direita para a esquerda).
O professor deve orientar os alunos a resolverem as questões matemáticas de soma e subtração sempre da direita para esquerda, pois em alguns momentos a alteração das ordens fará muita diferença.
O resultado que o aluno pode apresentar com essa orientação por exemplo será:
28 + 25 = 4 13 - Nesse caso os alunos