Tecnicas Gerenciais
Estudo do caso
Na filial com unidade sediada na Paraíba, o setor de massas alimentícias possui a menor eficiência da meta estabelecida pela fábrica devido a vários fatores como: _baixa automação do maquinário e problemas com treinamento dos colaboradores resultando em baixa produtividade e não-conformidade de processo de fabricação.
Buscando a melhoria na eficiência produtiva do setor, a empresa optou a implantação da ferramenta PDCA para atingir seu objetivo de qualidade. Essa decisão da companhia deve-se pela exigência do mercado de concorrentes onde a indústria deve mostrar o diferencial para conquistar o cliente e obviamente manter esse laço, pois a sobrevivência de uma indústria está ligada diretamente com a satisfação do cliente e para isso deve estar atenta as especificações de qualidade do processo.
Quanto ao uso do PDCA, a empresa utilizou para levantamento de dados e fatos, as seguintes ferramentas neste estudo: _folha de verificação; _histograma; _gráfico de controle; _diagrama de causa e efeito.
No planejamento foi definido o comprimento e a largura da lasanha e os métodos de qualidade que seriam utilizados.
Durante um mês foi coletados dados e foi elaborado gráfico para análise quantitativa de variabilidade do processo. Foi identificado que a frequência esta entre 20,73cm e 22,53cm sendo que a especificação do produto é 25cm e também foi montado um diagrama de causa e efeito do processo.
Então com essas informações, seguindo o ciclo, foi definido o plano de ação onde relata o problema, o período, o responsável, a causa, local e como será o procedimento.
O PDCA é um método muito eficaz para o controle do processo, que utiliza funções básicas de planejar, executar, verificar e atuar corretamente. O sucesso depende da motivação e o comprometimento de todos os envolvidos.
Por ser uma ferramenta