tecnicas de produtividade
O dotProject é um software livre escrito em linguagem PHP (portanto, trata-se de uma aplicação web) e usa o banco de dados MySQL para armazenar seus dados. Isto permite que ele seja acessado de forma independentemente do sistema operacional da máquina do usuário e sem a necessidade de instalação do aplicativo, bastando que ele tenha acesso à rede interna da organização.
Neste aplicativo, tanto os gerentes quanto os executores de atividades dos projetos devem ser cadastrados, para permitir o informe de tarefas associadas aos usuários via e-mail. O aplicativo é baseado em uma interface gráfica que permite uma visualização simples do andamento da execução do projeto (via Diagrama de Gantt), o que facilita o controle.
A administração do sistema é bastante centralizada, o que permite um bom controle por parte do administrador. A administração de usuários é simples, baseada em permissões individuais e perfis de grupos. Não se deve descuidar da cópia de segurança para salvaguardar as informações relativas aos projetos. Pode-se realizar esta cópia de forma manual ou utilizar interfaces de linha de comando para automatizar o processo.
Já MSProject é um software do tipo desktop, ou seja, instalado nas máquinas dos usuários. A primeira versão foi desenvolvida pela Microsoft em 1985. A versão mais recente data de 2007. Caracteriza-se por ser mais voltado para administradores, gestores e coordenadores.
É baseado em CPM, PERT e no Diagrama de Gantt. Dentre suas funcionalidades, destacam-se o cálculo do caminho crítico e o nivelamento (balanceamento) de recursos, para melhor distribuição dos recursos entre as tarefas.
Possui ainda o recurso de Consolidação de Projetos, que permite a integração de dois ou mais projetos afins em uma única