TCC Conte Do
O desenvolvimento e utilização das técnicas e ferramentas para a gestão de produtividade e organização do tempo ganharam importância tanto no campo industrial como nos setores públicos, que fazem parte do objetivo da Administração da Produtividade.
Nesse sentido, a Profissão de secretariado cresceu e evoluiu, fortalecendo-se por estar centrada na informação e na relação entre as pessoas, o que torna o profissional mais versátil. Com esta evolução, e com o uso de novas tecnologias, a administração do tempo passou a ser um fator importante nas relações de trabalho.
Historicamente, o desenvolvimento da profissão de secretariado passou por várias fases. Segundo Azevedo e Costa ( 2004, p. 17-18), os primeiros registros existem desde a Idade Antiga nos tempos dos faraós, função apenas do sexo masculino, ocupado pelos Escribas.
Na história dos Secretariados – Portal do Secretariado Executivo consta que os Escribas organizavam os arquivos, faziam as contas e dominavam a escrita. Na Idade Média, a função ficou restrita aos monges, que faziam arquivos e cópias de documentos.
Em 1760, época da Revolução Industrial, surgiu uma nova conotação para a profissão, pois além da necessidade de organizar arquivos e cópias, o secretário passou também a assessorar administrativamente. Foi somente depois das duas Grandes Guerras Mundiais, com a falta de mão-de-obra masculina é que deu início na profissão de secretariado a mão-de-obra feminina, que foi fortemente ativa na Europa e nos Estados Unidos. Já no Brasil, a mulher surge como secretária nos anos 50. (TERRA, 2010, p. 7).
Com as constantes mudanças que ocorrem no universo dos negócios, como a Globalização, o Mercosul, dentre outras, as transformações deste perfil profissional, mais visíveis dos anos 90 até os dias atuais, contribuíram para a sua valorização nos diversos cenários profissionais. O empresarial, altamente competitivo, redimensiona a atuação da secretária, tornando-a multifuncional e deixando claro o seu