Tcc Maria Helen CONTE DO
1
AGRADECIMENTO
2
3
4
5
RESUMO
6
ABSTRACT
7
LISTA DE GRÁFICOS
8
SUMÁRIO
9
1. INTRODUÇÃO
A sociedade moderna vive uma crise de valores os relacionados com ética e moral.
Isso porque a família tem se encontrado, historicamente, numa posição de dependência de pessoas para inserir esses valores em seus filhos. Transfere responsabilidades, principalmente para a Escola. Os pais esperam que os educadores transmitam
valores
morais,
princípios
éticos
e
padrões
de
comportamento, desde boas maneiras até hábitos de higiene pessoal. A justificativa dos pais é que trabalham cada vez mais, não dispondo de tempo para cuidar e educar seus dos filhos.
A escola, por sua vez, afirma que o sucesso educacional depende, e muito, da participação e atuação constante da família. Professores reclamam da transferência de responsabilidade das famílias, principalmente pela formação ampla dos alunos, e alegam que isto desvia a escola da função precípua de transmitir os conteúdos curriculares, sobretudo de natureza cognitiva. Por isso muitas escolas tem buscado parceria com as famílias através de palestras, confraternizações, em que pais, estudantes, professores, a coordenação pedagógica e os demais funcionários se interagem com atividades reflexivas, com o objetivo de melhorar o relacionamento família e tê-la no ambiente escolar como parceira.
Entretanto, mediante observação realizada na Escola Municipal de Ensino
Fundamental Padre Ségio Banzza, em Águia Branca – ES percebe-se que a maioria dos pais, ainda, estão muito ausente no que se refere acompanhamento com seus filhos na escola. Também pode se perceber que a grande parte dos estudantes apresenta dificuldades de aprendizagem, como também falta delimite e interesse pelas aulas. É nesse sentido, que se justifica a importância da presente pesquisaação na referida escola, que proporá uma intervenção, no contexto investigado.
Sendo assim, o principal objetivo deste trabalho é fazer uma