Tecnicas de negociações
Passo 2
Introdução
Negociação em seu nível mais fundamental pode ser definida como o processo em que duas ou mais partes compartilham idéias, informação e opções para atingir um acordo mutuamente aceitável. A negociação é um processo que envolve o intercâmbio de propostas seguras e garantias, freqüentemente por escrito.
A negociação é definida como um diálogo direto entre duas ou mais partes, a mediação ocorre quando terceiros intervêm entre duas ou mais partes em conflito, desempenhando um papel ativo nas negociações.
Relembrar os conceitos básicos de negociação
Negociar é chegar a um consenso onde ambas as partes tenham seus objetivos realizados e para que isso ocorra, precisam ser aplicadas algumas regras básicas tais como: planejamento, comunicação, informação e ética. Negociação é um conceito que está em constante formação, cujo objetivo é obter a satisfação e acordo das duas ou mais partes. Antes as negociações visavam alcançar sucesso momentâneo, rápido. Hoje a busca tomou novos rumos. As negociações querem alcançar a durabilidade, a continuidade dos relacionamentos, para que a médio e longo prazo, todos sejam igualmente beneficiados.
A negociação é um processo que pode ser aprendido e aprofundado, obedecendo a diferentes teorias e estratégias, mas os elementos básicos não mudam: Nenhum dos negociadores deve tentar "ganhar" os despojos do passado; Ambos enfrentam um problema atual que pode prejudicar o seu relacionamento futuro; Nenhum deve tentar impor um convênio; Para alcançar o acordo é necessário procurar níveis de interesse comuns; Ambos estão desejosos de encontrar uma solução em que todos fiquem a ganhar. O objetivo é chegar a acordo, não é obter uma vitória total.
Preparar a negociação
Com muita freqüência, é necessário aprender através da experiência e do erro. Mas um dos conselhos básicos na negociação é ter um conhecimento aprofundado das circunstâncias que a rodeiam. Preparar uma negociação é algo que pode durar um