Balanço patrimonial escritorio contabil
As principais demonstrações contábeis são: O Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE). O Balanço Patrimonial compreende as contas patrimoniais da empresa, ou seja, as contas que representam os bens, direitos, obrigações e capital social.
O Balaço Patrimonial, para Iudicibus e Marion (2007), é a demonstração contábil que retrata a posição das contas de uma empresa após a finalização de todos os lançamentos incorridos no período do ano contábil, todos os aprovisionamentos e ajustes, compreendendo também o saldo final do enceramento das contas de resultado (DRE).
O Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) compreende todas as contas de resultado da empresa, ou seja, as contas que representam as receitas e despesas incorridas. O DRE é a principal demonstração de fluxos. Conforme Iudicibus e Marion (2007), a Demonstração do Resultado do Exercício é a expressão máxima, juntamente com o Balanço Patrimonial, da evidenciação contábil emanada da aplicação criteriosa dos procedimentos de escrituração e ajuste, sempre obedecendo aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, prioritariamente ao da Competência.
A lei 6404/76 regulamenta e normatiza para a confecção dos demonstrativos contábeis de forma padronizada. Dessa forma, as demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior.
As demonstrações contábeis (financeiras) registrarão a destinação dos lucros segundo a proposta dos órgãos da administração, no pressuposto de sua aprovação pela assembléia-geral.
Segundo Osni Moura Ribeiro (2005) “o Balanço Patrimonial é a Demonstração Financeira que evidencia resumidamente o Patrimônio da empresa, quantitativamente e qualitativamente”. Peça contábil por excelência, para ele é canalizado todo o resultado das operações da