Tecnicas de negociação
Quando falamos de negociação a imagem que vem a nossa cabeça é a negociação no ambiente de trabalho, porém,quando analisamos os conceitos estudados aqui,entendemos que a negociação vai muito além do que imaginamos,estamos negociando o tempo todo; desde a nossa infância quando trocamos figurinhas ou outros itens colecionáveis de nossa época, negociamos em casa, no trabalho, na escola, nos relacionamentos e em varias outras situações do nosso cotidiano.
A negociação é um processo dinâmico onde há uma troca de ideias entre duas ou mais pessoas, com objetivos pré-definidos, em busca de um acordo que seja satisfatório para ambas as partes. Junqueira define a negociação da seguinte forma;
‘Negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminam a negociação consciente de que forma ouvidas, tiverem a oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais’ ( L.A. Junqueira) Através do texto de Junqueira entendemos que a boa comunicação exerce um papel fundamental na negociação, que deve ser transmitida de forma clara e objetiva, porém respeitando os limites de cada negociador.
Em uma negociação é muito importante que haja um planejamento prévio e que sejam definidos os objetivos a serem alcançados para que assim possamos traçar a melhor estratégia e definir quais serão as ferramentas utilizadas no processo de negociação. Toda a negociação onde ambas as partes saem satisfeitas são chamadas negociação eficaz ou negociação ou negociação ganha-ganha. Para serem eficazes, estas negociações contam com um conhecimento importante das entradas, dos processos e das saídas. As entradas fornecem ao sistema as necessidades operacionais. Os processos transformam os impulsos em resultados que denominamos saídas.
De acordo com Shell (2001) a negociação é uma forma