Tecnicas de negociação
Algumas habilidades não nascem com os negociadores, elas podem ser estudadas e adquiridas ao longo da vida, por estudos teóricos e experiências de vida ou negociações anteriores.
As características pessoais vão agregar como pontos fortes do negociador.
O negociador deve assumir uma postura proativa observando continuamente se suas ações podem ser realizadas de maneira mais eficaz, somando-se a isso a utilização de habilidades consideradas essenciais como: * Concentrar-se nas ideias, fazendo da discussão uma oportunidade de reflexão. * Discutir as proposições de forma a obter uma discussão mais efetiva * Proporcionar alternativas para a outra parte de modo que possa gerar a outra parte novas formas de agir, mas sempre mantendo o objetivo da negociação. * Ter objetividade no equacionamento dos problemas. * Apresentar propostas concretas de maneira a efetivar as discussões. * Saber falar e saber ouvir, falar na hora certa e transmitir de maneira clara as ideias propostas, saber ouvir valorizando as ideias do outro. * Colocar-se no lugar da outra parte conhecendo suas necessidades e seus problemas. * Saber interpretar o comportamento humano e as reações das pessoas. * Saber separar os relacionamentos pessoais dos interesses para não atrapalhar nem o relacionamento nem os resultados da negociação e finalmente, evitar estruturar um relacionamento em função de um acordo.
As habilidades de um negociador tem sido um diferencial dentro da visão do mundo globalizado, essa arte diz respeito a um processo de comunicação e relacionamento. Todo esse processo é gerado visando atingir objetivos e para que haja êxito em uma negociação faz-se necessário que sejam aplicadas outras habilidades existentes e exploráveis cabe ao negociador fazer