Tecnicas de negociação
O Processo de Negociação tem como base saber lidar com as diferenças individuais e buscar interesses comuns por meio da comunicação, ter a capacidade de influenciar e manter um bom relacionamento. Queira as pessoas ou não, toda negociação é um processo. Importa em aspectos tais como etapas, estratégias, táticas, superação de impasses e a forma de se efetuar concessões. Ter a consciência de que negociação é um processo é fundamental. Existem duas etapas deste processo que normalmente se constituem em pontos fracos de muitos negociadores, que são a preparação, ou seja, a exploração, que é a coleta de informações, para que se possa fazer uma apresentação de acordo com os interesses, necessidades e desejos do outro lado e o controle e avaliação, que é o que se sucede após o acordo. Por outro lado, além da informação é necessário que o negociador possua a habilidade de saber ouvir, pois enquanto não se estiver preparado para ouvir o que a outra parte deseja não se estará preparado para negociar. Existe uma distinção entre ouvir e escutar. Quando se escuta, canaliza-se a interpretação e quando se ouve é possível passar a informação da mesma maneira que a recebeu. Assim, na negociação é necessário ir além de escutar, é necessário ouvir, ou seja, entender, absorver o que o outro tem a dizer da maneira passada, transformando em informação.
Desta forma é de extrema importância conhecer as diferentes abordagens dos estilos de negociação, a influência dos tipos psicológicos. Cada ser humano possui traços de personalidade que impacta na maneira como se negocia e no resultado da negociação. Deve-se iniciar o processo de negociação com a seguinte pergunta: “Qual a personalidade com a qual irei negociar e como isso irá afetar a negociação?”
Conhecer o perfil psicológico da outra parte é extremamente poderoso quando o negociador precisar influenciar o outro. Nas negociações algumas personalidades podem ser mais adequadas do que outras. Na abordagem de