Tecnicas de negociação
VISÕES DIFERENTES DE NEGOCIAÇÃO, POR DOIS AUTORES.
Toda negociação tem um ou mais objetivos, conseguir ter ambos os lados satisfeitos que é o problema, porém a luta para que isso possa acontecer é sempre válida.
Nos tempos mais remotos a mentalidade era de se levar vantagem sobre o outro e só se preocupar em atender as suas necessidades, mas essa negociação de tipo ganha-perde foi perdendo sua força com o passar do tempo, pois aquele que saíra prejudicado não negociaria mais com a outra parte, no entanto esse tipo de situação nos dias de hoje ainda não se extinguiu totalmente, pois movidos pelo materialismo o homem age sob impulso através de fraudes, blefes, falsificação, fatores comuns em qualquer negocição.
Numa negociação é fundamental que se busque um relacionamento duradouro, para que haja um contato futuro, um dos fatores críticos de sucesso para o bom resultado de uma negociação é que ambas as partes tenham bem definidas os objetivos realmente necessários. O bom é que ao definir os objetivos as partes podem ter as mesmas necessidades, sendo assim entrando num concenso sem ser conflitante, mas sim complementares.
Podemos citar diferentes tipos de visões que envolvem o conceito de negociação. Como exemplo podemos salientar Fisher e Ury: “Negociação é um processo bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta.”. Nesta definição nota-se que o processo deve favorecer os dois lados, pois a comunicação bilateral já mostra uma preocupação maior de se encaminhar para uma negociação ganha-ganha.
Segundo Steele Et Alii, 1989, “Negociação é o processo pelo qual as pa.rtes se movem de suas posições iniciais divergentes até um ponto no qual o acordo pode ser obtido”. Essa visão peculiar de Steele é interessante a partir do momento que ele diz que a negociação está sempre em movimento, ou seja, que ela pode se adquar de acordo com os interesses, as vontades das partes até chegar a uma decisão final. Assim, também