Tecnicas de Negociaçao
Centro de Educação a Distância
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
1. Introdução
A negociação faz parte das situações mais comuns de nossas vidas. No dia a dia, negociamos com familiares, em ambientes sociais, com prestadores de serviços, condomínios, na empresa onde trabalhamos, etc.
Negociar é uma arte. É necessário ter criatividade, capacidade de analise, compreensão das diversas situações, para chegar ao consenso do ganha-ganha, onde o acerto leva a satisfação das duas ou mais partes.
2. Fundamentação Teórica A negociação é um fato diário na vida de todos. Negociar significa harmonização de uma situação entre as partes, para que todos os envolvidos possam obter benefícios.
Abaixo veremos alguns conceitos de negociação:
Miranda (2000, p.18), afirma que há dois tipos de negociação: “as que nunca mais se repetem e as que apontam para um relacionamento duradouro. No primeiro, pode prevalecer a competição; no segundo, porem, a cooperação é igualmente importante”.
Negociação é o processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos, isto é, conflitos, divergências e antagonismos de interesses, ideias e posições (WANDERLEY, 1998 p. 21).
Negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando o melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas tenham a oportunidade de apresentar toda sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais (JUNQUEIRA, 1995 p. 12). A negociação é o processo de comunicação, com o objetivo de chegar a um acordo mútuo sobre as necessidades, interesses e desejos divergentes.
2.1 Técnicas De Negociação Como Fator Estratégico
Negociar representa o processo de comunicação eficiente, baseado na coragem de enfrentar desafios. Em um