tecnicas de medicamentos
Apresentação de Captopril
Embalagens com 20 e 30 comprimidos.
USO PEDIÁTRICO OU ADULTO
COMPOSIÇÃO
Cada comprimido contém:
Captopril 12,5 mg 25,0 mg 50,0 mg
Excipiente q.s.p. 1 comp. 1 comp. 1 comp.
(Excipiente: celulose microcristalina, croscarmelose sódica, dióxido de silício, ácido esteárico)
Captopril - Indicações
Hipertensão: O Captopril é indicado para o tratamento da hipertensão.
Insuficiência cardíaca: O Captopril é indicado no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva em associação com diuréticos e digitálicos. O efeito benéfico do Captopril na insuficiência cardíaca não requer a presença de digitálicos.
Infarto do miocárdio: O Captopril é indicado como terapia pós-infarto do miocárdio em pacientes clinicamente estáveis, com disfunção ventricular esquerda assintomática ou sintomática, para melhorar a sobrevida, protelar o início da insuficiência cardíaca sintomática, reduzir internações por insuficiência cardíaca e diminuir a incidência de infarto do miocárdio recorrente e as condutas de revascularização coronariana.
Nefropatia diabética: O Captopril é indicado para o tratamento de nefropatia diabética (proteinúria > 500 mg/dia) em pacientes com diabetes mellitus insulino-dependentes. Nestes pacientes, o Captopril previne a progressão da doença renal e reduz seqüelas clínicas associadas (diálise, transplante renal e morte).
Contra-indicações de Captopril
Histórico de hipersensibilidade prévia ao Captopril ou qualquer outro inibidor da enzima conversora da angiotensina (p. ex., paciente que tenha apresentado angioedema durante a terapia com qualquer outro inibidor da ECA).
Advertências
Angioedema
Observou-se angioedema em pacientes tratados com inibidores da ECA, incluindo-se o Captopril. Se o angioedema envolver a língua, glote ou laringe, poderá ocorrer a obstrução das vias aéreas e ser fatal. A terapia de emergência deverá ser instituída imediatamente.
O inchaço confinado à face, membranas mucosas da boca, lábios