Tecnicas de investigação
Greenwood
Propôs uma classificação simples dos métodos de investigação, amplamente divulgada e usada no domínio das Ciências Sociais.
-Método Experimental
-Análise Extensiva
-Análise Intensiva
Método Experimental
É um método fundamental na investigação científica. Jean Piaget e Paul Fraisse - "Tratado de Psicologia Experimental" - distinguem quatro fases, ou momentos, deste processo de investigação: •Observação – natural e científica
•Formulação de Hipóteses
•Experimentação
•Conclusão, elaboração e interpretação de resultados
Análise Extensiva
Este método é muito utilizado para explicar um fenômeno que envolva uma população muito vasta. Devem privilegiar-se, na recolha de dados, as Técnicas de Entrevista e o Inquérito por Questionário. Deve calcular-se uma amostra, uma vez que, tratando-se de um estudo que envolve uma grande população, tornava-se impossível fazer entrevistas, ou inquéritos a toda a gente. Por isso seleciona-se um pequeno conjunto de elementos, representativo da população alvo.
Amostra
É constituída por um pequeno número de pessoas que pertencem à população e deve haver correspondência entre a estrutura da amostra e a estrutura da população a estudar.
Recolhem-se os dados, direta ou indiretamente, através dos questionários e das entrevistas, analisa-se os dados e generaliza-se ao universo da população as conclusões tiradas de amostra.
Análise Intensiva
O método, muitas vezes, é colocado como sendo mais adequado para pesquisas exploratórias e particularmente útil para a geração de hipóteses! pesquisas feitas através deste método possuem precisão, objetividade e rigor insuficientes.
É uma inquirição empírica que investiga um fenômeno contemporâneo dentro de um contexto da vida real, quando a fronteira entre o fenômeno e o contexto não é claramente evidente e onde múltiplas fontes de evidência são