Hebreus, fenicios e persas.
Uma das principais fontes para conhecer os Hebreus, encontramos no Velho Testamento da Bíblia. Os judeus são descendentes do povo Hebreu. Sua religião é conhecida como judaísmo e também foi uma das grandes influências para o monoteísmo. Em meios de tantos outros povos, onde todas as religiões eram politeístas, os hebreus passaram a ser monoteístas, ou seja, crerem somente em um Deus, que chamavam de Javé. Mais tarde isso se tornou uma base para criar o cristianismo, e um pouco depois o islamismo.
Fenícios.
Os fenícios habitaram onde hoje se encontra a Líbia e a Síria. Seu maior desenvolvimento foi o comércio marítimo, pois por ter bastantes secas, a terra não era propicia para a agricultura.
Conhecidos também por criar o alfabeto. Como mantinham muito contato com diversos povos e em várias partes tiveram que criar uma língua fácil de ser aprendida e então criaram o alfabeto fenício, que mais tarde serviu de base para demais alfabetos como o grego, e romano.
Persas.
Uma das maiores potência da Antiguidade. Originários no atual Irã. Um povo que formou grandes impérios, conquistando grandes terras, e era um estado caracterizado por ser um estado voltado ao militarismo.
O primeiro imperador foi o rei Ciro, que deu início ao processo expansionista. Depois de sua morte, Cambises, seu filho, deu continuidade ao processo expansionista que seu pai já tinha começado. Dario I, criou uma moeda para o império persa, e também investiu em estradas que garantiam o rápido deslocamento de informações e