Hebreus, Fenícios e Persas
A história dos hebreus tem início em aproximadamente 2000 anos a.C. . As informações e conhecimentos dos hebreus se baseiam principalmente em relatos bíblicos do Antigo Testamento sobre o cotidiano, os costumes e os ritos dos judeus, além de investigações arqueológicas e relatos de historiadores. A religião era um importante fator de identidade nacional, cultural e política dos hebreus e o principal elemento na formação de seu estado. A grande herança dos hebreus foi o judaísmo, religião monoteísta, isto é, adoravam a um Deus Único, que serviu de base para o cristianismo e o islamismo. O povo hebraico origina-se da região da Palestina, localizada entre a África e a Ásia. Os hebreus são um povo com origem semita. A palavra “hebreu” significa de maneira literal: “povo do outro lado do rio”, referindo-se ao Rio Eufrates, uma vez que a base de seu povoado deu-se após realizarem a travessia do rio e se fixarem na chamada “terra de Canaã”.
A historia política dos hebreus antigos pode ser dividida em três grandes períodos: governo dos patriarcas, governo dos juízes e governo dos reis.
Origens do povo hebreu
Segundo a tradição, o povo hebreu tem sua origem no clã do patriarca Abraão. Ele deixou a cidade de Ur (sul da Mesopotâmia) e dirigiu-se a Canaã ( noroeste da Mesopotâmia). Quando gerou-se uma escassez de alimentos por causa de uma grande seca, Israel (neto de Abraão) e seus descendentes partiram rumo ao Egito, ficando sob o domínio dos faraós. Conduzidos por Moisés, os hebreus saíram do Egito de volta a Canaã, acontecimento conhecido como Êxodo, Moisés recebeu de Deus as tábuas dos Dez Mandamentos, firmando uma aliança entre os hebreus e o Deus Único.
Governo dos juízes
Para reconquistar Canaã os hebreus tiveram de lutar contra os povos que ocupavam a região, como cananeus e filisteus. Durantes essas guerras os hebreus foram governados por juízes, chefes políticos, militares e religiosos do povo hebreu. Em decorrência das migrações coletivas ,