Métodos, estratégias e técnicas de investigação sociológica
Método de estudo de caso ou análise intensiva (estudo de casos particulares => os resultados obtidos dizem respeito, apenas, aos casos estudados): este método é um processo de investigação sociológica que se destina ao estudo de fenómenos particulares, observando-os sob todos os aspectos. Segundo este método, os fenómenos são analisados de uma forma intensiva, recorrendo a todas as técnicas disponíveis e a uma amostra particular. A finalidade deste método é a compreensão ampla do fenómeno na sua totalidade.
Método de medida ou análise extensiva (resultados relativos a toda a população): este método implica a observação de populações vastas. As populações amplas constituem o objecto da análise extensiva, pelo que se recorre, muitas vezes, a técnicas de amostragem.
Investigação-acção: este método permite: abordar a complexidade em contextos reais, referindo-se a uma multi-referencialidade teórica; conhecer, analisar, esquematizar e generalizar aspectos de processos de construção de novos conhecimentos e de novas práticas; e pôr a descobertos espaços e mecanismos, assim como as dificuldade diversas que daí possam provir, reconhecendo-as como questões reais e pertinentes.
Estratégias de investigação sociológica: A realização de uma pesquisa empírica em Sociologia implica sempre o accionamento de procedimentos teórico-metodológicos de observação do real: estruturação de uma estratégia de investigação. Esta irá depender, em grande parte, dos objectos concretos da pesquisa, bem como da sua origem.
Com efeito, alguns objectos de investigação sugerem a utilização de métodos e técnicas de carácter mais quantitativo (quando o universo em estudo é muito vasto), enquanto que outros objectos de pesquisa permitem uma análise mais intensiva. Deste modo, as estratégias de investigação sociológica podem designara-se por: extensiva, intensiva e investigação-acção.
A lógica extensiva é caracterizada pelo uso dominante de