Processos de separação e purificação
1.Introdução: Em Química, separações de misturas são utilizadas para separar substâncias em um sistema qualquer nos dois ou mais componentes originais.Desse modo, há vários métodos para que isso se concretize, como a filtração, destilação,decantação, entre outros. Um sistema pode ser dividido basicamente em homogêneo e heterogêneo, sendo que para cada tipo há um método de separação especifico, o qual pode ser de modo mecânico ou por processos físicos.Nessa atividade foram realizados somente a filtração simples, filtração a vácuo, purificação por recristalização, purificação por sublimação e purificação por destilação.
Filtração simples:
A filtração é uma operação simples que consiste em separar líquidos e sólidos, através de papel (papel filtro) ou algodão ou ainda algodão de vidro.
Filtração a vácuo:
Esse tipo de filtração tem vantagens sobre a filtração simples, por ser mais rápida e por deixar menor quantidades de impurezas e solvente no sólido. O aumento da velocidade da filtração é provocada pelo aumento no fluxo de filtrado devido a sucção provocado pelo vácuo.
Purificação por recristalização:
Cristalização é um processo de equilíbrio e produz material muito puro. Um pequeno núcleo do cristal é formado inicialmente e então cresce camada por camada de uma maneira reversível. O núcleo seleciona as moléculas corretas da solução para a formação do cristal. Uma segunda cristalização é chamada recristalização, que resulta em cristais mais puros, mas o rendimento é menor.
Purificação por sublimação:
É um processo de purificação de substâncias sólidas que têm pressão de vapor relativamente alta abaixo do seu ponto de fusão. A substância é vaporizada, por aquecimento, diretamente do estado sólido.
Purificação por destilação:
A destilação é um processo físico de separação e purificação de uma mistura homogênea, que consiste em aquecer a mistura ate o ponto de ebulição de uma das susbstancias,