tecnicas de cominicação
CULTURA E COMUNICAÇÃO
01 – As funções da Linguagem
Na aula anterior estudamos a comunicação e analisamos cada um dos
elementos
que
a
constituem. Verificamos que, por vezes, não obtemos sucesso ao partilharmos algumas informações, dada a ocorrência de ruídos que podem interferir no fluxo dessa troca. Agora partiremos para o estudo das funções da linguagem.
Será que utilizamos a linguagem apenas de uma maneira? Ou nós a adequamos conforme nossas necessidades? Obviamente ela irá variar de acordo com a situação comunicativa.
O linguista russo Roman Jakobson, em seu livro “Linguística e
Comunicação” classificou as Funções da Linguagem da seguinte forma:
Função Emotiva
Por meio dessa função, o emissor suscita a impressão de certa emoção, verdadeira ou simulada, em seu discurso. É marcado pela sua atitude pessoal: emoções, opiniões, preconceitos, avaliações, etc.
Ex: Autobiografias, memórias, crônicas, poesias, etc.
Função Referencial ou Denotativa
A mensagem é centrada no referente (contexto relacionado a emissor e a receptor) e oferece informações sobre a realidade, mas sem fazer uso de sua opinião pessoal. O texto é escrito de forma objetiva, direta, dando ênfase ao que tem à informar.
Ex: textos jornalísticos, acadêmicos, etc.
Função Apelativa ou Conotativa
A mensagem é centrada no receptor e se organiza de modo à influenciá-lo. O objetivo desta função é persuadir, manipular, seduzir, convencer aquele que recebe a mensagem. Nas mensagens em que predomina essa função, busca-se envolver o leitor com o conteúdo transmitido, levandoo a adotar este ou aquele comportamento.
Ex: discursos, sermões, textos
de publicidade e propaganda.
Função Fática
O objetivo dessa função é focar no canal de comunicação (meio pelo qual o emissor envia a mensagem). No dicionário Houaiss encontramos que “fático” é um termo “centrado no próprio canal de comunicação e cujo objetivo é