Tecnicas de aquecimento - quimica experimental
Relatório de Atividades
TECNICAS DE AQUECIMENTO
Conteúdo Resumo 3 Introdução 3 Procedimento Experimental 3 Resultados e Discussão 7 Conclusão 7 Referências 8 Resumo
Foi realizado o procedimento para a prática de Técnicas de Aquecimento em laboratório, e desse modo, foi discutida as características apresentadas pelos diferentes procedimentos, utilizando o bico de Bunsen nos materiais líquidos ou sólidos como o exemplo do palito, havendo diferentes reações e mudanças dos componentes.
Introdução
Todo o experimento utiliza-se o bico de Bunsen, sendo que existem várias técnicas de aquecimento, cada uma delas para um tipo específico de substâncias, levando em consideração que na presença da chama amarela a combustão é incompleta, devido à falta de oxigênio ao contrário da chama azul, mas essa diferença pode ser observada em alguns experimentos, como no do Palito.
Outra forma de observar o aquecimento de líquidos é utilizando o contato direto entre um tudo de ensaio, ou com a utilização de um béquer e o método do banho Maria, percebendo a diferença de pontos de aquecimento, ebulição e estabilização da temperatura.
Outras técnicas de aquecimento podem ser observadas com os experimentos de banho de areia e calcinação, onde há mistura de substância, como água e sal.
Procedimento Experimental
Antes de começar qualquer procedimento deve fazer o uso dos E. P. I 's (Equipamento de Proteção Individual), tais como: Luvas, óculos e avental de algodão.
Para iniciar este experimento é necessário conhecer os materiais que serão utilizados, que são: - Pisseta; - Béquer; - Água destilada; - Tripé com tela de amianto; - Bico de Bunsen; - Termômetro; - Cronômetro; - Tubo de ensaio; - Pegador; - Cadinho; - Sulfato de cobre penta hidratado (CuSO4 5H2O); - Capsula de porcelana.
EXPERIENCIA I – Teste de chamas.
O experimento foi comparar qual a reação da queima de um palito de madeira em