Tecnica
Jesus nos chama a atenção para o fato de que nossa vida não se resume em comida, bebida e roupa. Apesar de essas serem necessidades básicas que temos, nossa mente não deve concentrar-se em se preocupar em demasia com isso. Então, Ele nos apresenta três grandes motivos para não andarmos ansiosos.
Os motivos apresentados por Jesus são, na verdade, três importantes pensamentos que se exercitarmos nos livrarão do sentimento de ansiedade que nos faz sofrer:
1) Nossa vida não se resume às coisas que nos geram ansiedade. Às vezes nos concentramos tanto nos problemas, tanto naquilo que nos falta ou nas razões de nossa angústia e aflição, que nos esquecemos que nossa vida vai muito além dos problemas que podemos enfrentar. Existe vida para além dos problemas!
2) Possuímos limitações. Por mais que nos preocupemos com algo ou sintamos ansiedade por em relação a coisas importantes, continuamos sendo seres limitados. Por mais ansiosos que fiquemos, não podemos fazer nada para além de nossas capacidades. Nossas capacidades são limitadas e, quando reconhecemos isso, muitas de nossas preocupações perdem o sentido. Ficar ansioso não resolverá o problema, então se chegamos ao nosso limite, não vale apena sentir ansiedade.
3) Há um Deus que não possui limitações. Quando nos deparamos com nossas limitações e a impossibilidade de resolvermos nossos problemas, ao invés de ficarmos ansiosos e angustiados, devemos nos lembrar de que há um Deus ilimitado que sabe de nossas necessidades e deseja nos ajudar.
Mais dicas sobre o combate a ansiedade: Provérbios 12:25
Muitas pessoas, por estarem constantemente ansiosas e angustiadas, desenvolvem as chamadas doenças psicossomáticas. Mente e corpo trabalham juntos, e quando emoções negativas tomam conta de nossa mente, nosso corpo sente seus efeitos. Esses efeitos não se resumem ao nó na garganta ou às palpitações no coração. Muitas vezes, esses