Tecnica Psicanalitica
Segundo a técnica psicanalítica por meio do brincar desenvolvida por Melanie Klein é possível observar que as atividades desenvolvidas por crianças com seus brinquedos, assim como suas palavras e comportamentos em geral transmitem aquilo que os adultos expressam na maioria das vezes por meio de palavras, seguindo sempre o principio psicanalítico já estabelecido por Freud que tem a exploração do inconsciente como base. Fantasias, sentimentos e experiências devem ser vistos e compreendidos nas brincadeiras da criança para que o trabalho psicanalítico possa acontecer, em casos onde não existem brincadeiras essa ausência também deve ser observada e sua causa investigada.
Este tipo de psicanálise não pode ser realizada na casa do paciente, uma vez que a técnica só é capaz de alcançar seus objetivos se a criança ver e sentir a analise como algo separado de suas vivencias diárias, o que possibilita que ela supere as barreiras que poderiam impedi-la de revivenciar pensamentos e sentimentos contrários a forma com a qual se deu sua educação. Outro ponto importante é o uso de muitos brinquedos pequenos e simples, que não indiquem atividades particulares, o que possibilitará a criança expressar grande parte de suas fantasias e experiências, esses brinquedos devem ser guardados em gavetas trancadas a vista da criança, para que ela saiba que as atividades realizadas ali estão protegidas, sendo conhecidas apenas pelo analista.
Os brinquedos são importantes, mais jogos tais como médico e paciente, mãe e filho e escola, onde a criança assume o papel de adulto também são muito importantes para a analise através do brincar, já que por meio destes é possível observar como a criança sente que determinados adultos agem em relação a ela, ou deveriam agir, além de sua agressividade assim como seus ressentimentos. A agressividade em si pode ser expressa de distintas formas durante uma brincadeira, de forma direta