Projeto Ed. Ambiental
Tema: Meio ambiente e sustentabilidade
Turma: Maternal 1 A
Duração: Março a Julho de 2012
Professora: Bruna Mattos
Justificativa:
Este projeto partiu da necessidade de proporcionar aos alunos um conhecimento mais amplo sobre o meio em que vivemos, para que conheçam e valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável.
A educação infantil tem como função ampliar o universo cultural da criança, por meio de ações que lhe permitam descobrir o mundo, conhecer-se, aprender a conviver, estabelecendo relações emocionais, cognitivas e sociais, de modo a conquistar sua autonomia. Para Vygotsky, a criança é reconhecida como um ser pensante, capaz de vincular sua ação à representação de mundo que constitui sua cultura, sendo a escola um espaço e um tempo onde este processo é vivenciado.
Neste processo de vivências em sala de aula, serão proporcionados aos alunos momentos de investigarão das causas do desequilíbrio ecológico, como: queimadas, desmatamentos, extinção dos animais, poluição da água e do ar, que afetam nosso planeta. Compreender que o meio ambiente é um sistema interligado e que a preservação é o caminho para que haja o equilíbrio e a manutenção da vida de forma sustentável.
Através desse projeto pretendo conscientizar não só os alunos da importância de cuidar e preservar o ambiente em que vivemos, mas também as famílias, pois acredito que a educação vai além dos muros da escola e a família é essencial no processo de ensino aprendizado.
Para Gadotti a educação ambiental:
“Vai além do conservacionismo. Trata-se de uma mudança radical de mentalidade em relação a qualidade de vida, que está diretamente ligada ao tipo de convivência que mantemos com a natureza e que implica atitudes, valores, ações. Trata-se de uma opção de vida por uma relação saudável e equilibrada,com o contexto, com os outros, com o ambiente mais próximo ao começar