Rachel projeto ed ambiental
CENTRO PEDAGÓGICO
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
RACHEL LORA DE LACERDA
OS EFEITOS DO ESGOTO SEM TRATAMENTO NAS ÁGUAS DO RIO JOSÉ PEDRO EM IPANEMA/MG E NA SAUDE DOS RIBEIRINHOS
INTRODUÇÃO
A utilização do saneamento como instrumento de promoção da saúde pressupõe a superação dos entraves tecnológicos, políticos e gerenciais que têm dificultado a extensão dos benefícios aos residentes em áreas rurais, municípios e localidades de pequeno porte.
É importante que levemos até a população ribeirinha e todos os moradores da cidade a questão do deságue do esgoto sem tratamento adequado no rio José Pedro e, também compreender que no nosso dia–a-dia também geramos toneladas de resíduos que são descartados sem controle nas águas do rio, como lâmpadas, pilhas, medicamentos, inseticidas, tintas, produtos de limpeza, combustíveis, equipamentos eletrônicos, sem a menor preocupação com os efeitos dessa poluição do nosso rio e na saúde de quem mora ali perto.
JUSTIFICATIVA
O lançamento de esgoto doméstico também é um problema ambiental para ser enfrentado, o esgoto não é tratado e é lançado diretamente aos rios, afetando o ambiente onde se encontra o rio, consequentemente, abalando todo um ecossistema. O esgotamento sanitário requer não só a implantação de uma rede de coleta, mas também um adequado sistema de tratamento e disposição final. Então a justificativa deste projeto é a questão de conscientizar a população de que se não cuidar o rio não servirá em poucos anos para nenhuma atividade especifica.
CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA
Para que pudesse ter um embasamento não vinculado ao senso comum somente foi necessário ir em busca de conhecimento cientifico que desse valor teórico aos apontamentos que surgiram tais como os malefícios, as legislações e os tratamentos, alem de que teria que defender o anuncio de posse de percentualidade da margem pelo governo federal que é desconhecido por muitos, por isso montei um