Tecnica de segurnaça do trabalho
Os participantes são divididos em pares e amarrados um no outro, pelas mãos, através de barbantes. Cada dupla tem que descobrir como se soltar um do outro.
Objetivos
1. 1. Reanimar o grupo / quebrar o ritmo.
2. 2. Mostrar a importância de persistir e não desistir diante dos problemas.
Tempo Necessário
10 minutos.
Material Necessário
Pedaços de barbante de algodão, cortados em pedaços de, aproximadamente 1metro. É preciso ter 1 pedaço de barbante cortado para cada participante.
È aconselhável cortar o barbante antes.
01 tesoura para cortar e soltar os participantes, caso o barbante seja muito grosso.
Procedimento
1. 1. Peça aos participantes para formarem pares e ficarem em pé, afastando as cadeiras.
2. 2. Distribuir os pedaços de barbante (1 para cada participante).
3. 3. Convidar uma dupla como voluntário para mostrar como os barbantes têm que ser amarrados. Fazer a demonstração, pedindo que cada membro da dupla ajude a amarrar o barbante nos pulsos do parceiro.
4. 4. As pontas de cada pedaço de barbante precisam ser amarradas nos pulsos de um dos integrantes da dupla, usando um nó cego e de modo que não possa ser tirado do pulso, passando pela mão. O detalhe importante é que os barbantes devem se cruzar, prendendo os integrantes de cada dupla. A figura mostra como os barbantes devem ser amarrados.
[pic]
5. 5. Ajudar quem estiver encontrando dificuldade.
6. 6. Quando todos estiverem amarrados, dar a orientação: “Se alguém já conhecer a brincadeira e souber a solução, basta se soltar e a dupla deverá vir para a frente e não contar nem mostrar como fazer para ninguém. O objetivo da brincadeira é vocês conseguirem se soltar um do outro, sem arrebentar o barbante, sem abrir os nós, nem tirar o barbante dos pulsos.”
7. 7. Dar 1 a 2 minutos para as duplas tentarem se