Tecnica de redação enem
Comumente, verificamos que um aluno sentese angustiado ao perceber que não sabe iniciar uma redação sobre o tema proposto. Essa dificuldade inicial provoca um sentimento, de incapacidade que vai acentuando, e provoca um bloqueio mental maior do que os que já existem em qualquer pessoa. Parece que, apesar de certas idéias boas aparecem esparsas em nossa cabeça, as palavras estão presas e não querem sair. Isso acontece não só com o estudante. Mesmo os escritores mais renomados sentem esse "bloqueio" momentâneo.
Às vezes, uma pessoa poderá iniciar uma redação abordando diretamente o assunto, sem introdução isso depende da maneira de cada um. É impossível determinar um padrão imutável para a introdução de uma redação, assim como para as outras partes. Tudo é variável, apesar de obedecer a algumas normas imutáveis.
EXEMPLO DE PARÁGRAFO COM INTRODUÇÃO
TEMA: A fome de crianças abandonadas
"Você já parou para pensar na tristeza de uma criança faminta? Ela mastiga as migalhas de pão duro encontradas nas latas de lixo sem entender porque não há o momento do almoço e do jantar como ocorre com as outras crianças".
Você pode observar que o início do parágrafo traz uma introdução em forma de pergunta. O escritor questiona o virtual leitor sobre o problema, tentando leválo a um ato de reflexão.
EXEMPLO DE PARÁGRAFO SEM INTRODUÇÃO
TEMA: A fome de crianças abandonadas.
"Vasculham as latas de lixo como se estivessem procurando diamantes perdidos. Um pedaço de pão duro, uma fruta podre, um doce estragado, tudo serve para aquele menino que não tem nada para colocar no estômago ansioso".
No caso deste texto, o escritor entra diretamente no tema que vai desenvolver, sem rodeios introdutórios. Logicamente, existem muitas causas que concorrem para essa inibição no momento da expressão lingüística. Vejamos algumas delas:
Causas objetivas: Em primeiro lugar você deve saber que nem tudo pode ser traduzido para um
código