Redação
“A palavra falada é um fenômeno natural; a palavra escrita é um fenômeno cultural.”
(Fernando Pessoa)
Podemos considerar como válidas as palavras de Pessoa, apesar de a fala ser também um fenômeno social, pois aprendemos a falar porque estamos inseridos num grupo social. Afinal, ninguém nos “ensinou” a falar português, mas tivemos de estudar para aprender a escrever.
Esta pequena Cartilha de Redação não tem a pretensão de ensiná-los a escrever, mas auxiliá-los a redigir com segurança nos quesitos que impõem as bancas examinadoras dos principais concursos vestibulares do país.
Também pretendemos, com este trabalho, orientá-los sobre a forma como deverão ler e entender as intervenções e correções de suas redações, bem como saber de que modo devem proceder após o recebimento de seus textos corrigidos.
Esperamos que, dessa forma, você apresente melhor desempenho em habilidade redatora. Bom trabalho.
Com certeza este trabalho, será imprescindível para quem vai fazer o Vestibular, um concurso público, o ENEM ou quem necessita aprender um pouco de redação. Ensina a escrever, facilitando o dia-a-dia, lendo o significado de cada uma dessas palavras. O intuito não é estudar ou ensinar redação, mas sim, descobrir caminhos que tornem possível a leitura de pequenos textos e o seu entendimento. Para ser falada e escrita, a língua reúne sons elementares, e para escrevê-los somente dispomos de vinte e nove letras, o que é insuficiente. Algumas das letras tem um som ou outro segundo no contexto em que se encontram.
Acredito que com o presente trabalho compacto e de fácil manuseio: básico, intermediário e avançado, venha preencher importante lacuna e, tenho a fé profunda que contribuo com o que estabelece os Arts. 205 e 206 da Constituição Federal de 1988: “A