Serra da Capivara
O Parque Nacional Serra da Capivara foi fundado em 1979 e possui uma área de mais de
100.000 hectares. Em 1990 foram adicionadas mais 35.000 hectares sobre a proteção ambiental do parque.
Localizado no semi-árido nordestino, o Parque Nacional Serra da Capivara foi declarado pela ONU em 1991 como Patrimônio Cultural da Humanidade.
O Parque Nacional Serra da Capivara possui belas paisagens e sítios arqueológicos com pinturas rupestres e grafismos.
Também possui grandes cânions e boqueirões e jardins rupestres.
A visita completa aos circuitos abertos pode levar até 6 dias e inclui uma visita ao Baixão da
Pedra Furada, e para os mais corajosos há a possibilidade de subir a escadaria do alto, onde temos uma vista panorâmica.
Acompanhados de condutores os visitantes podem fazer os circuitos, com sítios arqueológicos que também são acessíveis aos cadeirantes. Existem também vários treckings e circuitos de cicloturismo, onde há condutores especializados (é necessário levar sua própria bicicleta pois o parque não possui serviço de aluguel/bicicletário).
O parque possui vários mirantes, que possuem ótimas vistas.
No Centro de Visitantes há banheiros, lojas, lanchonete e auditório e um salão de exposição, onde os visitantes podem assistir a um documentário.
O Parque não possui hospedagem ou alojamentos, os visitantes devem ir até São Raimundo
Nonato onde há várias opções para tal finalidade.
Há proteção de uma parte da vegetação da caatinga e temos uma grande variedade na fauna do local. Encontramos desde onças-pintadas até grandes aranhas e tatus ameaçados de extinção.
Localizado a mais de 500km da capital do estado, Teresina, o parque contará com o
Aeroporto Internacional Serra da Capivara, que está em fase final de construção; no momento apenas aeronaves particulares e fretadas fazem uso do aeroporto. No momento a administração do aeroporto está em fase de homologação de voos comerciais junto com a
ANAC