serra da capivara
O Parque Nacional Serra da Capivara é uma fronteira ecológica entre a depressão periférica do rio São Francisco e a bacia sedimentar Maranhão-Piauí, localizado no sudeste do Estado do Piauí, ocupando áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias.
A criação do Parque Nacional Serra Capivara teve múltiplas motivações ligadas à preservação de um meio ambiente específico e de um dos mais importantes patrimônios culturais pré-históricos. As características que mais pesaram na decisão da criação do Parque Nacional são de natureza cultural, ambiental e turística.
O clima atual da região é semi-árido, caracterizado por uma estação de chuvas e uma estação de seca. Esse tipo de clima favorece uma vegetação, a caatinga que perde suas folhas durante o período de seca e as recupera com o início das chuvas, originando uma metamorfose da paisagem.
Em épocas pré-históricas as condições ambientais eram diferentes. Um clima tropical úmido permaneceu até cerca de 10.000 anos atrás, permitindo o desenvolvimento de vegetação abundante, que garantia as condições de alimentação para uma fauna herbívora. Durante milênios, espécies da megafauna existiram na região e coabitaram com os grupos humanos.
As principais espécies da megafauna eram a preguiça gigante, o tigre-de-dente-de-sabre,o mastodonte e o tatu gigante.Ao lado da fauna gigante,conviviam as espécies de pequeno porte.
Esse clima tropical úmido perdurou até cerca de 10.000 anos atrás, quando as chuvas diminuíram, e o clima semi-árido se instalou. Nesse período a vegetação diminuiu e as fontes de alimentação se tornaram escassas. A megafauna desapareceu totalmente da região, junto com as espécies dos ecossistemas úmidos. As transformações da vegetação e a extinção de parte da fauna não afetaram a sobrevivência dos grupos humanos, que tinham como fonte de alimentação as espécies de pequeno porte, que sobreviveram.
Os homens pré-históricos que ali habitavam,