Serra da Capivara
Arte Rupestre também é conhecida como gravura ou pintura rupestre. Esse tipo de arte teve início no período Paleolítico Superior, e é encontrada em todos os continentes.
O termo rupestre é originário do francês, e, designa traçado, pintura sobre suporte rochoso. A arte rupestre é considerada a expressão artística mais antiga da humanidade, pode ser realizada em cavernas ou ao ar livre.
Convencionou-se chamar de arte essas expressões plásticas, pois fornecem valiosas fontes para estudos sobre a evolução humana. Calcula-se que há aproximadamente em todo planeta cerca de 350 mil a 400 mil sítios arqueológicos com arte rupestre.
No Parque Nacional Serra da Capivara e, em sua região, encontram-se os vestígios da presença humana (fosseis, artefatos e pinturas rupestres) mais antigos do país, é um imenso museu imagético a céu aberto. Trata-se de um dos maiores do mundo e constitui uma riqueza não só para o país, mas também para a humanidade.
Criado em 1979 e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade em 1991 sendo a partir de então administrada pela Fundação Museu do Homem Americano – Fumdham, sua localização dá-se no sudeste do Estado do Piauí, ocupando áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. A superfície do Parque é de 129.140 ha e seu perímetro é de 214 Km. A cidade mais próxima do Parque Nacional é Cel. José Dias, sendo a cidade de São Raimundo Nonato o maior centro urbano. A distância que o separa da capital do Estado, Teresina, é de 530 Km
Atualmente estão cadastrados 912 sítios, entre os quais, 657 apresentam pinturas rupestres, sendo os outros sítios ao ar livre (acampamentos ou aldeias) de caçadores-coletores, são aldeias de ceramistas-agricultores, são ocupações em grutas ou abrigos, sítios funerários e, sítios arqueo-paleontológicos.
Situado em uma área semi-árida, fronteiriça entre duas grandes formações geológicas - a bacia