tecnica de negociacao
Em um processo de negociação, não é possível negociar sem ouvir. Esse ouvir envolve escutar, processar as informações recebidas, separa o que é útil, guardar o que poderá ser utilizado no futuro e buscar novas informações para completar o que foi recebido. Um ouvinte ativo também que saber “ouvir” com os olhos, corpo, voz e emoções.
Muitas vezes, durante um processo de comunicação, a expressão verbal das vontades e dos desejos é bloqueada por mecanismos psicológicos, cujas causas remontam á infância e são produtos de forte repressão. Desta forma, nem tudo o que é dito durante uma negociação corresponde aos interesses reais do emissor da mensagem, mesmo que não se trate de uma mentira proposital. Daí a importância de “ouvir” não apenas com os ouvidos.
Conforme Wanderley (1998) quase tudo pode ser considerado objeto de negociação, e negociar faz parte do nosso dia-a-dia, seja na vida particular, seja na vida profissional, pois negociar é um processo de alcançar objetivos por meio de acordos. O Autor menciona que embora negociemos continuamente, isto não nos torna bom negociadores, pois para ser um bom negociador, não é simplesmente ter muita prática, mas um aprendizado consciente de conhecimentos e habilidades.
O objetivo dos negociadores em ação é desenvolver o projeto “Feito em Casa” com o objetivo de consolidar e profissionalizar o trabalho dos colaboradores da ONG viva a Natureza.
O Projeto “Feito em Casa”, foi criado por meio da ONG “Viva a Natureza” e é composta por idealizadores (jovens, filhos de artesãos) de uma sociedade mais justa que querem preservar a natureza e a cultura local da cidade de Esperança, cuja maior fonte renda vem dos artesanatos