Tecnica de escovação
O que são selantes?
São materiais plásticos (resinosos) transparentes, brancos ou matizados, usados para vedar as superfícies irregulares (fóssulas e fissuras) dos dentes posteriores (do fundo da boca), formando uma barreira protetora.
Quando o selante é aplicado, ele "escorre"e penetra nas fóssulas e fissuras do esmalte do dente. Durante a mastigação, irá ocorrer um desgaste natural desta película protetora e, por isso, para manter o efeito protetor, há a necessidade de verificação periódica durante as visitas de retorno; assim o dentista determinará se será necessária ou não uma reaplicação do selante.
O controle da cárie dental representa, na atualidade, o grande desafio da Odontologia. Há vários métodos já comprovados para o controle da cárie. A aplicação deles depende da ação conjunta da população, do governo e dos profissionais da área odontológica, ou seja, da higiene bucal e dieta, da fluoretação da água de abastecimento e da aplicação tópica do flúor e aplicação do selante com orientação e motivação.
A somatória de todos os métodos de prevenção, mostra um ótimo resultado na redução do número de cáries. Portanto, a prevenção deve ser feita utilizando-se todos os métodos, levando em consideração a faixa etária do paciente, a habilidade manual e a incidência de cárie.
Fonte: Dra.Aline Nahás Matiello - Cirurgiã Dentista - Bauru- SP
O dente "blindado" contra o perigo da doença cárie
A placa bacteriana e os restos alimentares se acumulam nas fóssulas e fissuras (superfícies irregulares), e as cerdas da escova dental são maiores não alcançando o seu fundo, não removem os resíduos dessa área, aumentando o risco de cárie.
Em todas as pessoas que tendem a alto risco de cárie (que consomem substâncias açucaradas e guloseimas, que utilizam medicamentos que diminuem o fluxo salivar ou que apresentam mancha pré-cariosa nos sulcos e fissuras).
Observação:
O primeiro molar permanente, conhecido como “molar dos seis anos”, deve ser bem observado neste