T Cnica De Escova O De FONES
FONES
Existem várias técnicas de escovação, todas passíveis de críticas e elogios. Portanto, quando se trata de crianças é importante que seja algo simples e dinâmico, no qual detalhes não podem ser esquecidos. Sendo assim, em 1934 foi desenvolvida a técnica de escovação de FONES, a qual é mais indicada para crianças em idade pré-escolar e com pouca habilidade manual.
Posição de Starkey:
Antes da descrição das técnicas de escovação, primeiramente é necessário a explicação da posição de Starkey. A criança fica em pé, na frente e de costas para a mãe (ou a pessoa que faça a escovação) e encosta a cabeça ela, que usa a mão esquerda para segurar e estabilizar a mandíbula e com os dedos desta mão afasta os lábios e as bochechas; com a mão direita empunha a escova, executando os movimentos.
Técnica de FONES
É
indicado para crianças de idade préescolar, menos hábeis ou menos interessadas, ou ainda, quando se tem pouco tempo para gastar com o ensino, que pode ser coletivo nos grupos escolares e parques infantis.
Técnica de FONES
A
criança empunha a escova e com os dentes cerrados faz movimentos circulares na face vestibular de todos os dentes superiores e inferiores, indo do último dente do hemiarco a outro. Com a boca aberta, nas faces palatinas ou linguais, os movimentos também são circulares. Nas faces oclusais e incisais os movimentos são no sentido ânteroposterior.
Para
as crianças mais interessadas e habilidosas recomenda-se a técnica de
Stillman modificada ou de Bass, sendo consideradas mais eficientes que a de
Fones.
Estas técnicas são de aprendizado mais difícil , mas após a criança adquirir esse aprendizado, ela retém esse aprendizado por mais tempo. Por
ser uma escovação mais superficial, não proporciona uma total eficácia na higienização e remoção de placas bacterianas, tendo assim outros métodos mais indicados.
Referencia Bibliográfica.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E IMAGENS:
MANUAL DE HIGIENE