tecnica da visita domiciliar
PESQUISA SOBRE
Técnica de Visita Domiciliar
Temos como prioridade o atendimento especializado a indivíduos ou famílias que se encontram em situações de violação dos direitos, apoiando a construção ou reconstrução de projetos pessoais e sociais.
Nosso desafio é interromper o ciclo de violência vivenciado por idosos, crianças, mulheres e adolescentes, contribuindo para que as pessoas se tornem protagonistas de suas histórias.
As parcerias com a rede de prestações de serviços é fundamental para a efetivação das ações, por exemplo, parcerias com o Poder Judiciário (ministério público, conselho tutelar, delegacia da mulher) entre outros órgãos.
Sobre Técnica de Visita Domiciliar
Atualmente a utilização da visita domiciliar como instrumento de trabalho do assistente social, embora seu histórico conservador tenha em seu projeto ético-político profissional, uma nova dimensão.
A visita domiciliar é um dos instrumentos que potencializa as condições de conhecimento do cotidiano dos sujeitos, no seu ambiente de convivência familiar e comunitária. As visitas domiciliares “têm como objetivo conhecer as condições (residência, bairro) em que vivem tais sujeitos e apreender aspectos do cotidiano das suas relações, aspectos esses que geralmente escapam às entrevistas de gabinete” (MIOTO, 2001, p.148).
Contudo, ela só se realizará efetivamente quando o profissional entender necessário e cabível para a situação social em que está intervindo, requerendo disponibilidade e habilidades específicas deste profissional. As habilidades aqui referidas dizem respeito ao profissional quando da operacionalização da visita domiciliar, concebê-la como uma forma de abordagem “[...] mais flexível e descontraída do que as práticas do cenário institucional [...]”. (AMARO, 2003, p.17).
A opção pela visita domiciliar se depara com limites e possibilidades inerentes a sua utilização. Os limites dão conta do fato do profissional não conseguir previamente identificar rotinas