VISITAS DOMICILIARES PSICOSSOCIAIS COMO
Vol. 15, Nº. 22, Ano 2012
VISITAS DOMICILIARES PSICOSSOCIAIS COMO
INTERVENÇÕES PREVENTIVAS PARA AS
MULHERES QUE SOFREM VIOLÊNCIA
DOMÉSTICA
Jamile Santana Lima
Universidade Tiradentes - UNIT
RESUMO
Revista de Psicologia
jamileteles18@hotmail.com
Manuela Silva Messias
Universidade Tiradentes - UNIT manu-messias@hotmail.com Marlizete Maldonado Vargas
Universidade Tiradentes - UNIT marlizete@uol.com.br O Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da MulherNUDEM, vinculado a Defensoria Pública de Sergipe, têm por finalidade atender mulheres que sofrem violência doméstica e atuar na defesa e garantia dos direitos da mulher baseados na Lei 11.340/2006 –
Lei Maria da Penha. A equipe técnica interdisciplinar desse núcleo identificou a necessidade de criar estratégias de intervenção para atender às demandas das assistidas. O projeto de visita domiciliar psicossocial tem como objetivo levantar e analisar o aspecto sócio jurídico e psicossocial das mulheres que sofreram violência doméstica; avaliar a contribuição da visita domiciliar como dispositivo de averiguação do cotidiano e da promoção da qualidade de vida das assistidas e seus familiares e acompanhar a evolução das famílias atendidas. As visitas domiciliares psicossocial aconteceram semanalmente e teve como estratégia acompanhar as famílias quinzenalmente até que as demandas inicias fossem minimizadas.
Foram selecionadas aleatoriamente 12 mulheres para participar de um grupo focal e responder um questionário onde avaliaram como apropriado e importante o desenvolvimento desse projeto. A avaliação de metodologias de acompanhamento interdisciplinar é necessária para encorajar o debate referente a identificação das demandas do público atendido de forma integrada e contextualizada, além de reforçar o papel da equipe interdisciplinar.
Palavras-Chave: visitas domiciliares psicossociais; violência doméstica; interdisciplinaridade. ABSTRACT