A Crônica
1. A cônica é um gênero textual que oscila entre literatura e jornalismo e, antes de ser públicada em livro, costuma ser veicula em jornal ou revista. No início da crônica em estudo, o cronista conta que parou num botequim para tomar café no balcão, mas, na verdade, estava com esse gesto adiando o momento de começar a escrever. Ao falar da falta de assunto, o cronista revela onde procura material para escrever.
a)Onde ele procura assunto?
R:No cotidiano de cada um.
b) Em que consiste esse material? Dê exemplos.
R: Parnesiano agudo.
2. A crônica quase sempre é um texto curto, com poucas personagens, que se inicia quando os fatos principais da narrativa estão por acontecer. Por essa razão, nesse gênero textual o tempo e o espaço são limitados. Na crônica em estudo, o cronista em busca de assunto, olha ao redor, vê o casal de negros com a filha e, do que observa a partir de então, extrai o material para seu texto.
a)Quais são os personagens envolvidos na história?
R:O casal de negros, a filha e o garçom.
b)Onde aconteceu a comemoração?
R:No fundo de um botequim da Gávea.
c)Qual é, aproximadamente, o tempo de duração desse fato?
R:Aproximadamente uns 15 minutos. (vai do ponto de vista)
3.Em uma crônica, o narrador pode ser obsevador ou personagem. Qual é o tipo de narrador da crônica em estudo? Justifique sua resposta.
R:Ele é personagem porque participa do texto. EX: "A caminho de casa entra num botequim."
4. O cronista costuma ter sua atenção voltada para fatos do dia a dia ou veiculados, em notícias de jornal e os registra com humor, sensibilidade, crítica e poesia. Ao proceder assim, qual dos seguintes objetivos o cronista espera atingir com seu texto?
a)Informar o leitor sobre um determinado assunto.
b)Entreter os leitores e, ao mesmo tempo, levá-los a refletir criticamente sobre a vida e os comportamentos humanos.
c)Dar instruções aos leitores.
d)Tratar de um assunto cientificamente.
e)Argumentar, defender um