Visita Domiciliar
GISELE APARECIDA COLUSSI
RESENHA DO LIVRO
“VISITA DOMICILIAR”
Trabalho acadêmico apresentado na disciplina Psicologia e saúde. Quinto
Período do curso de Psicologia B da
Faculdade de Pato Branco- FADEP.
Orientador (a): Prof. Ms.ª Russelia Godoy
PATO BRANCO- PR
JUNHO/2015
Resenha
O presente livro discute a respeito da Visita Domiciliar vista como instrumento de intervenção de várias categorias profissionais, tendo um destaque nas políticas de saúde pública. Sendo o objetivo deste trabalho realizar uma síntese sobre a pratica da Visita Domiciliar e entender seus métodos de trabalho. Visita domiciliar são práticas profissionais que busca investigar o atendimento realizado por um ou mais profissionais. Sendo que este atendimento ocorre junto do sujeito e em seu próprio meio social ou familiar.
Sendo que a visita domiciliar se baseia em três técnicas para que esta se desenvolva. Que são elas: a observação, entrevista e a história ou relato oral.
A técnica da entrevista ocorre entre visitando e visitador, está se organiza diante dos relatos dos sujeitos ou seu ambiente de convívio. Este dialogo não se trata de uma conversa de senso comum, mas sim de um diálogo metodológico, que podemos chamar de uma entrevista, ou seja, uma conversa estruturada dentro das demandas que se percebe, diante das observações já efetuadas, se tratando de um diálogo profissional.
A técnica de observação é de suma importância, sendo que esta pode indicar detalhes dos fatos, que lhe são apresentados no decorrer da visita, a grande importância do relato que revela como ocorre a sua vida dentro dos limites e da liberdade que é concedida.
O visitador deve observar em uma totalidade a vida deste sujeito, que serão expostas em suas narrativas que ocorre de forma muito simples, esta conversa é uma troca, que não se deve descartar a relação com a situação que é observada.
Os profissionais que realizam estas visitas, são geralmente compostas por médicos de família, assistentes