Tecido Ósseo
- Tipo especializado de tecido conjuntivo.
- É o constituinte principal do esqueleto, serve de suporte para as partes moles e protege órgãos vitais. Aloja e protege a medula óssea. Apóia músculos esqueléticos e constitui sistema de alavancas que amplia as forças geradas na contração muscular. Depósito de cálcio, fosfato liberando-os de forma controlada.
- Formado por células ( osteócitos, osteoblastos e osteoclastos) e material extracelular calcificado (matriz óssea) . Os osteócitos se situam em cavidades no interior da matriz( lacunas). Os osteoblastos produzem a parte orgânica da matriz. Os osteoclastos são células gigantes móveis e multinucleadas que reabsorvem o tecido ósseo.
- Através da matriz calcificada do osso não há difusão de substancias, assim a nutrição se dá através de canalículos existentes na matriz e possibilitam a troca de moléculas e de íons entre os capilares sanguíneos e os osteócitos.
- CÉLULAS DO TECIDO ÓSSEO -
- OSTEÓCITOS
São células encontradas no interior da matriz ocupando lacunas das quais partem canalículos. Cada lacuna possui apenas um osteócito. Os prolongamentos dos osteócitos dentro dos canalículos estabelecem contato através de junções comunicantes, por onde passam moléculas e íons de um osteócito para outro. São células achatadas em forma de amêndoas.
- OSTEOBLASTOS
São células que sintetizam a parte orgânica da matriz óssea ( colágeno tipo I, proteoglicanas e proteínas). Estão dispostos na superfície, lado a lado, se em atividade são cubóides com citoplasma basófilo. Uma vez aprisionado na matriz recém-sintetizada passa a se chamar osteócito
- OSTEOCLASTOS
São células móveis, gigantes, extensamente ramificadas contendo 6 a 50 núcleos. Secretam ácido( H+), colagenases, hidrolases que digerem a matriz orgânica, corroendo o tecido ósseo para a remodelação.
- MATRIZ ÓSSEA
Parte inorgânica: íons fosfato e cálcio; bicarbonato, magnésio, potássio, sódio e citrato.
Parte orgânica: fibras