tecido vegetal
No procedimento de coleta da amostra, deve-se coletar separadamente o tecido de plantas com e sem sintomas. Após a coleta do material, colocam-se em um saco de papel, estas amostras devem ser identificadas e encaminhadas para laboratório, sendo ideal que as folhas sejam entregues num prazo de dois dias para o laboratório.
Cada cultura tem lugares e posições das folhas diferentes para se fazer a coleta das amostras, as determinadas épocas que essas amostras podem ser retiradas, e o número de folhas necessárias.
No procedimento da amostragem, para determinação dos macronutrientes e micronutrientes, as folhas são inicialmente lavadas para não haver contaminação da amostra, por aplicação de defensivos agrícolas, adubação foliar ou estiverem contaminadas com terra, pois estes fatores podem afetar o resultado final. As amostras são secadas em estufas, após é feito a moagem para garantir uma maior homogeneidade da amostra. Logo em seguida as amostras são pesadas e colocadas em tubos para digestão em microondas. A amostra é realizada por via seca ou através da solubilização com ácido nítrico e perclórico.
Depois de feito esses etapas, as amostras são levadas para leitura dos elementos e Espectrofotômetro de Plasma induzido por argônio, onde com exceção do nitrogênio, os elementos são determinados. Para a determinação do N é feito uma solubilização sulfúrica e para os outros nutrientes a amostras são solubilizadas com ácido nítrico ou perclórico e para a determinação dos elementos é realizada diretamente no extrato por espectrometria de absorção atômica, fotometria de chama, turbidimetria, onde é extraído o resultado da