Tecidos Vegetais
Tecidos de sustentação: O colênquima é um tecido flexível, localizado mais externamente no corpo do vegetal e encontrado em estruturas jovens como pecíolo de folhas, extremidade do caule, raízes, frutos e flores. As células do colênquima são alongadas, irregulares e encontram-se dispostas em forma de feixes. O esclerênquima é um tecido mais rígido que o colênquima. As células mais comuns do esclerênquima são as fibras e os esclerídeos, também chamados escleritos.
Tecidos de revestimento: são formados pela epiderme, formada por células vivas, achatadas, justapostas, que reveste externamente os órgãos da planta, e além da função de proteção, é responsável pela absorção de água e sais minerais, excreção, secreção e trocas gasosas. E pelo súber ou cortiça, composto de células mortas, infladas e que apresentam paredes celulares dotadas de suberina (substância graxa) e é produzido pelo felogênio.
Parênquimas: são encontrados na raiz, caule, folhas, frutos e sementes e tem origem no meristema fundamental. Os parênquimas podem ser divididos em: parênquimas de preenchimento, ocupam espaços entre outros tecidos, formam boa parte da medula