Tecidos vegetais
Lenho e Xilema: Esse tecido de condução é responsável pelo transporte de seiva bruta (água + sais) também denominada mineral ou inorgânica no sentido ascendente ( raiz folhas). Trata-se de um tecido morto devido à lignina.No caule ele ocupa uma posição mais intensa.
Floema ou Líber: Esse tecido de condução é responsável pelo transporte da seiva elaborada no sentido descendente ( folhas raiz ) .É um tecido vivo. Ocupa uma posição mais externa;
Tecidos de Secreção: São estruturas que têm a propriedade de segregar substâncias as quais podem ou não ser lançadas para o exterior.
Fundamental – formam todos os tecidos primários do sistema fundamenta dos tecidos do córtex, os diversos tipos de parênquimas, esqulerênquima e calênquima. O parênquima ocupa os espaços vazios deixados pelos tecidos de proteção e condução, suas paredes são delgadas, normalmente possuem parede primária e são encontrados em todos os órgãos vegetais; O colênquima ajuda a suportar os órgãos em crescimento, possui celulose e podem possuir cloroplastos; O esclerênquima é composto por células vegetais mortas e sua parede celular é espessa e lignificada; tem a função de resistência.
Procâmbio - formam o cilindro vascular do sistema vascular primário, ou seja, de onde surge o xilema e o floema. O xilema nas plantas vasculares tem a função de transportar seiva bruta nos vasos presentes nestas plantas vasculares. O floema fica responsável pelo transporte de seiva elaborada (glicose), que fornece alimento para as células.
1.2 Meristemas Secundários Consiste em um crescimento latitudinal (largura, espessura, etc), e é popularmente conhecido como sistema secundário lateral. São formados a partir de células diferenciadas parcialmente. São os tecidos envolvidos no crescimento secundário do vegetal. As células deste mostram-se o oposto das do meristema primário, com núcleo periférico, vacúolo central e volumoso, parede celular espessa e há