Enfermagem
Iluminação: os doentes têm, depois do ar puro, a necessidade de iluminação, “e não é apenas a claridade que desejam, mas a luz solardireta”.
Calor: a enfermeira deve observar atentamente o paciente a fim de evitar que ele se resfrie, prevenindo a perda de calor vital, essencial à recuperação. Limpeza: refere-se ao ambiente, pois,um quarto sujo é fonte certa de infecções, ao paciente, de quem a higiene cuidadosa “remove matérias nocivas do sistema”. Além de proporcionar alívio e conforto, à enfermeira, que “deve estar semprelimpa” e deve “ter o cuidado de lavar as mãos freqüentemente durante o dia”.
Ruídos: elemento ambiental para o qual a enfermeira deve estar atenta e qualquer sacrifício é válido para assegurar osilêncio, pois nem um bom arejamento, nem uma boa assistência serão benéficos para o doente, sem o necessário silêncio. Odores: o odor resultante da doença deve ser removido do corpo. Ao ventilar-se oquarto do doente, deve-se evitar o ar proveniente de esgoto; os utensílios de quarto devem ser mantidos limpos, livres de odores e guardados em local apropriado.