Tecido osseo
CAMPUS: BARRA - MANHÃ
GRADUAÇÃO DE BIOMEDICINA
TECIDO ÓSSEO
GRUPO:
Alessandra Isabel (2012200411)
Bruna Oliveira (2012200139)
Erika Oliveira (2012200043)
Stefany Lima (2012200041)
Tairini Trespadini (2012200006)
Professor: Ricardo Luzardo
Disciplina: Morfofisiologia
Rio de Janeiro
Outubro de 2012
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem a função de auxiliar na compreensão da matéria, sendo assim o TECIDO ÓSSEO é resultado da junção de vários tecidos conjuntivos diferentes. Apresenta algumas funções básicas como suporte, proteção e locomoção. A seguir será possível entender as células que compõem esse tecido, a composição e função da matriz óssea, as principais características do periósteo e endósteo, a composição dos tipos de tecido ósseo, os tipos de ossificação e as principais patologias associadas a esse tecido.
Células do Tecido Ósseo
O que são:
São células que compõe a parte orgânica MATRIZ ÓSSEA, ela podem ser jovens, transitar de forma dependendo de suas atividades, tem localizações especificas e tamanhos distintos.
Quais São:
Osteócitos, Osteoblastos e Osteoclastos.
Para que servem:
Como a MATRIZ ÓSSEA ainda não foi formada completamente essas células participam da nutrição, produção de partes (produtos) orgânicas e reabsorção de dos tecidos ósseos (ajudando na remodelação óssea).
Como São formadas (a partir de que):
Os osteócitos são formados pela fusão de minócitos e pequenas quantidades de reticulo endoplasmático granular.
Os osteoblastos são células do tecido conjuntivo que vieram de células primitivas (ou seja, célula mesenquimal indiferenciada)
Os osteoclastos são células resultantes do tecido hematopoiético (local onde ocorre formação das células sanguíneas). Sua origem vem de colônias de células formadoras de macrófago (célula igual a uma ameba que fagocita partículas sólidas)
Função Especificada de cada uma:
OSTEOBLASTO tem a função de formar o tecido, sintetizar proteínas diversas