TECIDO OSSEO E CONTRAÇAO MUSCULAR
TECIDO OSSEO E CONTAÇAO MUSCULAR
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem a função de auxiliar na compreensão da matéria, sendo os temas abordados o TECIDO ÓSSEO e a CONTRAÇÃO MUSCULAR. Apresentando algumas funções básicas como suporte, proteção, locomoção e movimentos. A seguir será possível entender as células que compõem esse tecido, a composição e função de cada sistema, como no tecido ósseo as funções e características dos osteócitos, Osteoblasto, Osteoclasto, Osso compacto, Osso esponjoso e esponjoso, em seguida a contração muscular que realiza os movimentos de rotação muscular, adução e abdução, com os filamentos de actina, miosina e o ATP, realizando assim a amplitude de movimentos.
DESENVOLVIMENTO
TECIDO OSSEO
O tecido ósseo é o constituinte principal do esqueleto, serve de suporte para as partes moles e protege órgãos vitais, como os contidos nas caixas craniana e torácica e no canal raquidiano. Aloja e protege a medula óssea, formadora das células do sangue. Proporciona apoio aos músculos esqueléticos, transformando suas contrações em movimentos úteis, e constitui um sistema de alavancas que amplia as forças geradas na contração muscular.
Os três tipos de células existem no tecido são Osteoblastos, osteoclástos e Osteócito.
Além dessas funções citadas acima, os ossos funcionam como depósito de cálcio, fosfato e outros íons, armazenando-os ou liberando-os de maneira controlada, para manter constante a concentração desses importantes íons nos líquidos corporais. O tecido ósseo é um tipo especializado de tecido conjuntivo formado por células e material extracelular calcificado, a matriz óssea. As células são:
OSTEÓCITOS:
- São células achatadas, com forma de amêndoa.
- Complexo de Golgi e um pequeno núcleo.
- São essenciais para a manutenção da matriz óssea
- Sua morte é seguida por reabsorção da matriz.
OSTEOBLASTOS
- Quando em intensa atividade