Tecido nervoso
Tecido Nervoso
Andreas Bredariol Nº. 05
Bruno Birai Nº. 10
Matheus Prado Nº. 28
Matheus Sporkens Nº. 29
Pedro Masiero Nº. 33
Itatiba – SP
2º. B – 2011
Índice
Introdução Página 3
Composição do Tecido Nervoso Página 4
Neurônios Página 5
Mal de Alzheimer Página 7
Conclusão Página 8
Bibliografia Página 9
Anexos Página 10
Introdução
O tecido nervoso tem por função coordenar as atividades de diversos órgãos, receber informações do meio externo e responder aos estímulos recebidos.
Ele também está presente no encéfalo, na medula espinhal e os nervos do corpo.Ele é formado por neuronios que transmitem informações indispensáveis sobre as condições externas e internas do nosso corpo, e que possibilitam reações apropiadas e vitais por parte do organismo.
O tecido nervoso é responsavel pela integração de ideias e sensações, pela conjugação dos fenômenos de conciência e de adaptação do organismo às condiçãoes que se configuram a cada instante. É constituido por elementos altamente diferenciados em excitabilidade e condutibilidade – os neurônios ou células nervosas – que sustentados por um tecido especializado, a neuroglia, formam as vias de condução dos impulsos nervosos e de conexão entre os centros nervosos.
Composição do Tecido Nervoso
O tecido nervoso é geralmente composto por:
Neurônios: os quais são responsáveis pelas funções receptivas.
Células da Glia ou Neuróglia: as quais são responsáveis pela sustentação e pela proteção dos neurónios.
Nervos: vários feixes agrupados paralelamente formam um nervo.
O Tecido nervoso é sensível a vários tipos de estímulos que se originam de fora ou do interior do organismo. Ao ser estimulado, esse tecido torna-se capaz de conduzir os impulsos nervosos de maneira rápida e, às vezes, por distâncias relativamente grandes. Trata-se de um dos tecidos mais especializados do organismo animal.
É